Confira 5 investimentos inteligentes para fazer com o saque do FGTS

Com a expectativa de injetar mais de R$ 30 bilhões na economia brasileira, o Governo Federal liberou recentemente os saques nas contas inativas do Fundo De Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, nas situações previstas em lei o trabalhador também pode sacar os recursos do Fundo.
Portanto, se você está entre as pessoas que têm o direito de receber esse recurso, é bom saber como usá-lo para fazer com que ele se multiplique. No post de hoje elencaremos sete dicas de bons investimentos com o saque do FGTS que você pode fazer.
Confira!

1. Regularize a sua situação financeira

Usar o dinheiro do FGTS para regularizar a própria situação financeira é uma das opções de investimento mais inteligentes que pode ser adotada por quem tem dívidas a pagar. Portanto, se você está nessa situação, uma boa ideia é liquidar o que deve. Considere que o dinheiro extra está lhe oferecendo uma ótima oportunidade de se livrar das dívidas e de obter maior tranquilidade financeira.
É fato que o endividamento, às vezes, é necessário e até pode ocasionar boas conquistas. Porém, é importante que ele seja bem planejado e que permaneça compatível com os rendimentos de quem se endivida.
Se a sua dívida é com o cartão de crédito, com o cheque especial ou com empréstimos bancários, vale ressaltar que você tem a chance de se livrar dos altos juros que as instituições financeiras cobram, o que pode ser visto como um investimento com retorno certo. Afinal, o que é gasto com juros não resulta em nenhum benefício para quem paga, certo?
Aliás, é importante destacar que a antecipação de pagamentos de empréstimos pode resultar em benefícios reais. Muitas vezes, antecipar parcelas ou a quitação de dívidas implica em desconto dos juros que são cobrados sobre os vencimentos futuros e você pode aproveitar esta ocasião para negociar essa vantagem.

2. Faça as compras necessárias pagando à vista

Existem despesas que realmente precisam ser feitas e que estão longe de representar um gasto supérfluo. Ao contrário, elas significam investimentos que retornam como contribuição para a qualidade de vida das pessoas.
Portanto, quem percebeu que já passou a hora de trocar algum eletrodoméstico ou os móveis da casa, por exemplo, pode investir o dinheiro do FGTS para adquirir esses produtos.
Mas, atenção! Se existem algumas compras verdadeiramente necessárias, faça-as com pagamento à vista. Agindo assim, você terá maior poder de negociação e poderá pedir descontos e outras vantagens — como o frete grátis, por exemplo.

3. Títulos de baixo risco

Você não tem nenhuma dívida para pagar e não há nenhuma compra que precisa ser feita? Isso é ótimo! Significa que o seu dinheiro poderá ser destinado para alguma aplicação financeira e o melhor a fazer é optar pelas de baixo risco.
Nessa linha, estão os títulos de renda fixa que são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como o Certificado de Crédito Bancário (CDB), a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio.
Estes são investimentos seguros, que apresentam rentabilidade superior à da Caderneta de Poupança. Portanto, em vez de simplesmente gastar o dinheiro ou de se aventurar em situações arriscadas de investimento, é muito mais interessante aplicar o saldo do FGTS em títulos de renda fixa.
Afinal, gastar o dinheiro sem necessidade real é quase igual a perdê-lo. Ainda que o gasto possa acarretar alguma satisfação momentânea, ele não conseguirá trazer benefícios concretos para a sua vida.
Por outro lado, o investimento reservará o seu capital, proporcionando, inclusive, oportunidades para que gastos supérfluos sejam feitos com maior segurança.

4. Tesouro Direto

Garantir que o trabalhador tenha alguma reserva financeira para quando ele não estiver trabalhando é um dos motivos que levaram à criação do FGTS. Portanto, é conveniente que você pense nisso e que evite desviar o dinheiro daquele propósito que ele originalmente recebeu.
Os títulos do Tesouro direto podem ser uma ótima opção de investimento, que ajudará a manter a garantia prevista para o FGTS.
O Tesouro Direto é um programa criado pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BMF&F Bovespa, que permite a emissão de títulos públicos federais. Eles podem ser adquiridos por pessoas físicas pela internet, são extremamente seguros e apresentam boa rentabilidade.
Com o dinheiro investido nesses títulos, você terá uma boa reserva para usar no caso de algum imprevisto ou quando você se aposentar.

5. Comprar imóvel de uma construtora confiável é o melhor investimento com o saque do FGTS

Aplicar seu saque num imóvel na planta é o melhor investimento realmente, desde que você verifique primeiro a reputação da empresa que irá construir o imóvel. Isso é imprescindível pois se a empresa atrasar a sua entrega este investimento poderá se tornar um grande prejuízo. Por isso, procure se informar no mercado sobre a construtora e confirme se a empresa cumpre com o que promete.
O saque do saldo das contas inativas do FGTS pode ser feito naquelas que não receberam qualquer depósito até o dia 31 de dezembro de 2015. Por sua vez, o saldo existente nas contas ativas só pode ser sacado se, pelo menos, uma das condições abaixo for cumprida.
  • se houver término do contrato de trabalho ou rescisão do contrato, quando a empresa encerrar as atividades;
  • se houver rescisão por culpa recíproca ou por motivo de força maior;
  • quando o trabalhador se aposentar, quando ele atingir os 70 anos ou quando falecer;
  • caso titular da conta se torne portador do vírus HIV, de câncer ou se estiver em situação terminal de vida;
  • se o titular da conta for exposto à urgência decorrente de desastre natural;
  • para fazer a amortização ou a quitação de prestações de consórcio ou de financiamento imobiliário;
  • para a aquisição de moradia.
Ora, o dinheiro sacado da conta inativa pode ser investido da maneira que a pessoa quiser, inclusive na compra de um imóvel. Além disso, há previsão de saque do saldo no FGTS para situações específicas de investimento imobiliário.
Portanto, vale frisar que o dinheiro que você tem a receber do FGTS, seja ele de conta inativa ou de conta ativa, pode servir para dar entrada em um imóvel, para dar um lance vencedor no consórcio imobiliário, para fazer o pagamento de parcelas do financiamento imobiliário ou para quitar um financiamento existente.
Ainda, cabe considerar que, caso você tenha algum dinheiro guardado, o saldo do FGTS pode servir para completar o valor do imóvel dos seus sonhos, o que coloca o mercado imobiliário na condição de excelente investimento.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto ou se deseja dar a sua opinião, deixe o seu comentário. Queremos saber o que você está pensando e teremos muito prazer em te ajudar!
Confira sua chance de adquirir uma casa em um condomínio fechado em Sorocaba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morar em Sorocaba: conheça as vantagens e os melhores bairros da cidade

Parque Campolim: veja 6 razões para morar no bairro nobre de Sorocaba

Modelos de sanca incríveis para seu projeto de iluminação